domingo, 26 de setembro de 2010

A Cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

No ano 2000, foram estabelecidas no âmbito da Organização das Nações Unidas – ONU as 8 metas do milênio. São os objetivos que devem ser alcançados até o ano de 2015:

1 - Erradicar a extrema probreza e a fome
2 - Atingir o ensino básico universal
3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4 - Reduzir a mortalidade infantil
5 - Melhorar a saúde das gestantes
6 - Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7 - Garantir a sustentabilidade ambiental
8 - Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento

Os representantes dos Estados-partes da ONU se reuniram em Nova Iorque esta semana, de 20 a 22 de setembro, para dar seguimento à reunião mundial de 2005: analisar os resultados alcançados, traçar novos planos e reafirmar o compromisso.

Apesar de a crise mundial ter diminuído o progresso constatado em 2005, chegou-se à conclusão de que as metas ainda são atingíveis. Os representantes governamentais renovaram seu compromisso e estabeleceram uma agenda de ações práticas a serem tomadas relativamente a cada objetivo.

Foi com deleite que li sobre a prioridade a ser dada a mulheres e crianças – os dois temas de direitos humanos que mais mexem comigo. Serão dedicados a elas US$ 40 bilhões, o equivalente a cerca de R$ 68 bilhões, provenientes de governos, fundações, empresas e organizações não governamentais. A ideia é evitar a morte de 15 milhões de crianças, 740 mil mulheres que morrem no parto ou durante a gestação, e ainda prevenir 33 milhões de gravidezes indesejadas, até 2015.

É importante deixar claro que esses 40 bilhões de dólares vêm da soma da quantia de investimento prometida por cada instituição, governo ou empresa, que inclusive já estabelecem a área específica em que esse dinheiro será aplicado. Por exemplo, Gana aumentará em 15% o seu orçamento nacional para a saúde, enquanto a Fundação Ford promete $18 milhões por ano para a ONU investir na educação sexual de jovens de diferentes países, Save the Children prevê $500 milhões por ano para a proteção de recém-nascidos e treinamento de trabalhadores da área da saúde, e a empresa Johnson & Johnson investirá $200 milhões nos próximos 4 anos para ajudar 120 milhões de mulheres e crianças em países em desenvolvimento.

Estava eu lendo sobre cada entidade envolvida nesta “Estratégia global para a saúde de mulheres e crianças”, e, na parte dos países, de Benin vai direto pra Burkina Faso. Cadê o Brasil? Seria bom ver o nosso país envolvido efetivamente nesta iniciativa que pode fazer a diferença. Como bem disse Ban Ki-moon, o Secretário Geral da ONU, investir na saúde de mulheres e crianças tem um efeito multiplicador nas metas do milênio como um todo e faz desenvolver sociedades mais estáveis, pacíficas e produtivas! Emancipar a mulher é capacitar comunidades inteiras (difícil traduzir pro Português a ideia de empowering! O que ele disse foi: “By empowering women, we empower societies.”).

Mas não nos deixemos levar pelo encantamento da grandeza desses números! A accountability de cada um dos envolvidos é fundamental; é a responsabilidade final! Através de um sistema que abrange monitoramento, avaliação e relatórios, será possível à ONU confirmar que os investimentos prometidos foram realmente feitos e que os resultados esperados foram alcançados. Resta a nós, indivíduos da sociedade civil, manter-nos informados e atentos para assim contribuir com a pressão social por parte de quem sabe o que está acontecendo, o que foi prometido e o que tem que mudar. Informação é chave! E com atitude e transparência, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio serão uma verdadeira conquista conjunta da humanidade!

3 comentários:

  1. Muito bom, Dulcinha!
    Bem vinda ao mundo dos blogs!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Simone H. de Queiroz Yunes9 de novembro de 2010 às 14:15

    Querida Dulcinha,
    Adorei o conteúdo e fiquei impressionada com seu português, inclusive já adequado à nova reforma ortográfica! Quem puxa os seus, não degenera!!! Bjs, Simone H. Q. Yunes

    ResponderExcluir
  3. @ Simone
    Siiii,
    Que bom te ter por perto!
    bjo grande!

    ResponderExcluir