Apresentando o blog

Nesta cápsula coletiva em que vivemos, considero os direitos humanos e a diversidade cultural nossas maiores riquezas, e é para discutir estas questões que este blog foi criado. Como nossa cápsula coletiva não se limita ao Brasil ou à Nova Zelândia (país onde vivo atualmente), eu e Decarlos estamos saindo em uma viagem de volta ao mundo – ou de volta à cápsula, se preferir – de dez/10 a jul/11, assim o blog também vai expor situações com  que nos depararmos no caminho.

Minha proposta é tratar de temas de direitos humanos e diversidade cultural de uma maneira pouco acadêmica, informal, que aproxime o assunto ainda mais da nossa realidade, que desperte o interesse de quem apenas lê ou ouve sobre direitos humanos vez ou outra nos diversos canais de mídia. A ideia é incitar o interesse para alcançar o objetivo de informar as pessoas em geral sobre situações de direitos humanos em distintas partes do mundo e assim também provocar a reflexão. Inclusive estamos em contato com vários meios de comunicação pra levar essa informação o mais longe possível!

E muito se engana quem pensa que a situação de direitos humanos na Tailândia, por exemplo, em nada interfere na vida de quem vive no Brasil! Mais e mais o mundo está interconectado! Estar bem informado sobre o que acontece para além do que está ao redor do nosso umbigo abre possibilidades de percepção e canais de comunicação que podem fazer a diferença, sim!

Mas afinal onde a viagem entra nessa história? Vamos aproveitar a viagem para, nos países por onde formos passando, vivenciar ou presenciar situações de direitos humanos (ou da falta deles, infelizmente) e dividir nossa experiência. E ainda constatar de perto a diversidade cultural de parte do planeta em que vivemos e compartilhar nossos pensamentos e reflexões, já que manifestações culturais diversas daquelas a que estamos acostumados podem encantar, chocar, ensinar e sobretudo fazer-nos questionar nossos próprios princípios e valores. E nós adoramos todas essas possibilidades! :)

Sejam muito bem-vindos e fiquem à vontade pra deixar comentários (concordando, discordando, acrescentando...). Vai ser um prazer ter a companhia de vocês nesse diálogo interpessoal e intercultural que a gente agora começa a travar!