segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Trabalho infantil é legal nos Estados Unidos


“Quando eu tinha 12 anos, eles me deram minha primeira faca. Eu me cortava semana após semana. Sempre tinha uma nova cicatriz. Minhas mãos têm muitas histórias”.

Ao ler a fala acima, tende-se a pensar que ela foi proferida por crianças de algum país em desenvolvimento, de uma região mais pobre do mundo. Mas não! Foi um cidadão estadunidense que deu este depoimento!

É absolutamente chocante que um país que se diz tão protetor da democracia e dos direitos humanos tenha leis federais que permitem que crianças trabalhem na agricultura! A lei diz que com 12 anos de idade elas podem ser empregadas em qualquer fazenda, e com qualquer idade em pequenas fazendas! Como se o tamanho da fazenda fosse fazer diferença para a exploração das crianças... Quanta ironia! E o pior é que a lei não estabelece sequer o horário de trabalho ou a quantidade de horas por semana, nem mesmo durante a época de escola. Fácil prever que a maioria dessas crianças é altamente explorada, trabalhando longas horas sem sequer ganhar um pagamento justo por isso... E o pior é que muitas acabam abandonando os estudos...

Não dá pra aceitar o fato de que esses abusos são cometidos sob o abrigo da lei americana! Come on! Já não é sem tempo que os EUA olhem pro seu umbigo e arrumem a própria casa antes de invadirem a casa alheia em nome da democracia!

Parece até piada...mas infelizmente não é......

Foto de Robin Romano
Mais informações no saite da Human Rights Watch: http://www.hrw.org/en/features/child-farmworkers-us

Nenhum comentário:

Postar um comentário