Quem sou eu

Dulce de Queiroz Piacentini, especialista em Direitos Fundamentais pela Universidad Carlos III de Madrid e mestre em Direito pela UFSC. Atualmente, pesquisadora do “Legal Maori Project”, na Victoria University of Wellington.

Nasci numa ilha – Floripa/SC –, hoje moro em outra – Nova Zelândia, em Wellington, capital do país.

Meu interesse por direitos humanos surgiu assim que li os primeiros parágrafos de um artigo sobre o tema durante a faculdade, na UFSC. Desde então, sempre procurei estar em contato com o assunto, seja pesquisando, dando aula em faculdade de direito que tem no seu currículo a disciplina de Direitos Humanos, participando de eventos ou trabalhando em organizações não governamentais.

De outro lado, a diversidade cultural sempre foi atraente pra mim – viajar é um dos meus maiores prazeres! Mas foi a partir de uma aula de “filosofia intercultural” no curso de pós-graduação em Madri que eu decidi que algo que até então era apenas lazer podia se tornar também meu assunto de pesquisa.

No mestrado juntei os dois temas e em 2007 defendi a dissertação “Direitos Humanos e Interculturalismo - Análise da prática cultural da mutilação genital feminina”, que um ano mais tarde virou livro.

Foi também em 2008 que conheci o cara que hoje é meu companheiro de vida, como eu gosto de chamar, e seis meses depois vim parar na Nova Zelândia. Como eu já tinha morado em Israel, Espanha, Inglaterra, não foi difícil me mudar pra New Zealand. Somos felizes aqui, mas nosso lugar é no Brasil, e eu e Decarlos planejamos voltar a morar aí em uns dois anos!

Outra coisa que temos planejada e que estamos colocando em prática é a nossa viagem de volta ao mundo, uma das primeiras metas que traçamos juntos! Serão seis meses e meio sobretudo no Sudeste Asiático, Europa e Brasil, claro! Partimos de Wellington no dia 25/12/10 e chegamos aqui de volta no dia 9/7/11. O objetivo é trilhar um caminho que nos ensine sobre diversidade humana e cultural, e partilhar nossa experiência com o máximo de pessoas possível!

Enfim, foi a partir da viagem que surgiu a ideia deste blog, como vocês podem ver no link "Apresentando o blog".